Importante para o trabalhador e para o empregador. Vale a pena conferir.

Pessoal

Segue uma novidade do ministério do trabalho, tanto para o empregador como para o empregado. No site http://maisemprego.mte.gov.br/ tem uma série de opções para facilitar as consultas. As opções estão separadas por trabalhador e empresa.

Na aba trabalhador é possível consultar informações sobre o seguro desemprego, vagas de emprego, qualificação profissional (cursos), abono salarial e ocupações (CBO).  Para ter acesso as informações é necessário fazer um cadastro, nada muito complicado, eu levei alguns minutinhos para fazer o meu. Com o cadastro feito fui na busca de vagas e vi as oportunidades de emprego, como estava só testando não me candidatei em nenhuma mas gostei do formato.

Para que busca uma qualificação tem vários cursos disponíveis, vale a pena dar uma olhada, quem sabe essa é a sua oportunidade de mudança?

Outro ponto importante é a consulta do seguro desemprego, para quem não sabe a partir de 13/08/2014 as empresas farão a emissão do Caged* diário, isso é,  o comunicado ao ministério do trabalho que você foi admitido, anteriormente isso era feito apenas no dia 07 do mês subsequente, então as pessoas que eram admitidas por exemplo no dia 01 o comunicado ao ministério só seria feito no dia 07 do próximo mês. Mas a partir de 13/08/2014 esse comunicado será imediato.

Na opção abono você é redirecionado a uma página onde você pode fazer a consulta do abono do PIS, para essa consulta você precisa ter feito o cadastro na Caixa para utilizar a função pela Web. Como eu fiz o meu a muitos anos atrás não lembro como foi, a única coisa que sei é que a senha da web é diferente do cartão do trabalhador.

Na aba empresa é possível:

Enviar requerimento de seguro desemprego
Disponibilizar vagas de emprego
Verificar currículo de trabalhador
Enviar declaração CAGED
Enviar demanda por cursos de qualificação profissional
Ocupação CBO

Vou testar cada uma dessas opções da empresa e comentarei com vocês em breve.

Para quem quiser saber mais basta consultar os sítios do MTE.


PORTARIA Nº 768, DE 28 DE MAIO DE 2014


·     CAGED:  Cadastro Geral de Empregados e Desempregados


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative