O jeito Dória de gerir




Acabei de assistir uma transmissão ao vivo da página do Prefeito João Dória que mostrava uma visita a duas escolas na região da Moóca. Primeiro fiquei emocionada com a forma que ele fala com as pessoas, ele trata cada um com carinho, sem a arrogância costumeira dos políticos. Mas vocês podem dizer que essa reflexão não é o foco do blog mas eu digo que é sim. O Dória faz gestão, uma gestão que falta no governo e nos meios privados.
Assisti toda a transmissão que durou cerca de uma hora, claro que vi pessoas tentando bajular, pessoas felizes por vê-lo e pessoas preocupadas com o que ele encontraria nessa visita, mas vi também um administrador agindo, ligando para o responsável, estipulando prazos e questionando o que lhe pareceu estranho e pelo que tenho visto através dos vídeos essa é uma atitude corriqueira do Prefeito.

Gestão é isso, supervisionar, estabelecer metas e cobrar resultados, tudo isso de forma educada. Um líder não precisa gritar para ser ouvido. Agora você gestor como está agindo com a sua equipe? Você supervisiona? Estabelece metas? Cobra resultados? Se sim, como faz isso?
Seus subordinados te respeitam e te admiram ou te temem?
Qual a reação que você causa quando chega no ambiente de trabalho? Seus subordinados anseiam pela sua presença, gostam do seus conselhos ou torcem para você faltar?
Se os seus subordinados torcem para você faltar é melhor rever seus conceitos pois estamos em uma época que a gestão de pessoas e processos é imprescindível.

Um verdadeiro gestor faz com que as pessoas queiram trabalhar com ele (não para ele) mesmo sem salário. Eu me sinto assim sobre o Dória, nunca gostei de cargos públicos e nada ligado a política mas se tivesse uma chance de trabalhar com ele iria até sem salário pois ele tem muito a ensinar. 

Um chefe tem funcionários mas um líder tem seguidores.

O vídeo que eu citei está disponível na página oficial do Dória e eu compartilhei na página do Dicas e Dinâmicas no Facebook  https://www.facebook.com/dicasedinamicas/ . Vale a pena assistir.

#Dória  #Prefeito São Paulo   #Gestão de Pessoas   #Escola Pública   #Visita surpresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative